Tudo e Todas as Coisas - Nicola Yoon

Olá, pessoal! 


A obra Tudo e Todas as Coisas conta a história de Madeline, uma garota de 17 anos que possui “IDCG” (Imunodeficiência Combinada Grave), uma doença rara que torna a menina alérgica a praticamente tudo.seu diagnostico foi feito quando ela ainda era em pequena. E desde um incidente que levou a descoberta da doença, Madeline vive em casa com sua mãe.
A protagonista não conhece nada do mundo fora da sua casa. O mundo que ela conhece é visto somente pela janela de seu quarto e através das leituras que ela faz. Sua vida consiste basicamente em ler livros, ter aulas online, passar o dia na companhia de sua enfermeira, Carla, e ter noites de mãe e filha. 

De início vemos uma jovem conformada com sua condição, sem questionar ou sentir mesmo raiva disso. Mas claro, tudo muda quando Olly, seu novo vizinho, se muda e desperta o interesse de Madeline. A partir daí, vemos crescer entre os personagens uma incrível amizade que acaba por despertar na protagonista algo mais que amizade...

A sinopse desse livro me conquistou logo de cara, já li vários livros de drama e não poderia deixar esse passar.  Fiquei encantada com todos os sentimentos que esse livro foi capaz de despertar em mim no decorrer da leitura. Sem contar a mensagem de superação que a autora transmite!

“O meu aniversário é o dia do ano que mais nos damos conta da minha doença. É noção da passagem do tempo que faz com que nos sintamos assim. Outro ano inteirinho de doença, sem nenhuma esperança de cura no horizonte. Outro ano sentindo falta de todas as coisas que são normais na vida de qualquer adolescente: a carteira de motorista provisória, o primeiro beijo, o baile de formatura, o primeiro coração partido, os percalços de aprender a dirigir. Outro ano em que minha mãe não faz nada além de trabalhar e cuidar de mim. Em qualquer outro dia, essas ausências são fáceis, pelo menos um pouco mais fáceis, de serem ignoradas."

A escrita da autora é fluída e simples, o que torna a leitura mais dinâmica. Li em apenas um dia de tanta ansiedade para saber mais sobre o rumo que a autora daria aos personagens. A narrativa é feita em primeira pessoa, além de conter conversas em forma de bate-papo, tonando a leitura ainda mais rápida e cativante.

O livro é tão envolvente que é capaz de fazer o leitor sentir as emoções da personagem junto com ela. Eu mergulhei na pele da protagonista! Ler as frustrações e descobertas típicas de uma adolescente com acréscimo de sua doença que a limita a vivenciar tudo aquilo que deseja, foi bem agoniante. Isso só mostra o quão bem a autora construiu a trama e os personagens.

Recomendo muito essa leitura. Além de se comover você certamente dará algumas risadas com a protagonista! Tudo e Todas as Coisas é um livro com narrativa extremamente envolvente e que emociona o leitor.  Confesso que estou louca para ver a adaptação.


FICHA TÉCNICA

Resultado de imagem para tudo e todas as coisas arqueiro

Título: Tudo e Todas As Coisas
Autora:Nicola Yoon
Ano: 2017
Páginas: 280
Gênero: drama, young adult
Editora: Arqueiro

XoXo!💋

Nenhum comentário:

Postar um comentário