5 Livros com Pessoas Trans que eu quero ler

Olá, pessoal! Tudo bem com vocês?
O tema de hoje é algo que eu ando pesquisando muito e fiquei com muita vontade de trazer para vocês abordando é claro o nosso nicho literário.
Como questões de gênero andam em alta e é sempre bom trazer esclarecimento para leigos no assunto, resolvi falar sobre livros que abordam o que é ser Transgênero, confiram!




Transgênero (trans) é o indivíduo que se identifica com um gênero diferente daquele que corresponde ao seu sexo atribuído no momento do nascimento. A transgeneridade não é uma doença ou distúrbio psicológico. 

De acordo com as convenções sociais tradicionais, existem dois tipos de gêneros: masculino e feminino. Durante muito tempo a identidade de gênero esteve ligada exclusivamente ao sexo biológico das pessoas.
Uma pessoa transgênero é aquela que mesmo nascendo com um pênis, por exemplo, não se identifica com o gênero masculino, mas com um diferente daquele que é convencionalmente associado às pessoas com este tipo de sexo biológico. 
A identidade de gênero não está obrigatoriamente relacionada com a orientação sexual. Ou seja, um homem transgênero (mulher que se identifica com o gênero masculino), pode ser homossexual (caso sinta atração por homens) ou heterossexual (caso sinta atração por mulheres).

O oposto de transgênero é cisgênero, quando o indivíduo se identifica com o gênero que condiz com o seu sexo atribuído (sexo biológico).


Resultado de imagem para fera brie spangler

Sinopse:
Dylan não é como a maior parte dos garotos de quinze anos. Ele é corpulento, tem quase dois metros de altura e tantos pelos no corpo que acabou ganhando o apelido de Fera na escola. Quando ele conhece Jamie, em uma sessão de terapia em grupo para adolescentes, se apaixona quase instantaneamente. Ela é linda, engraçada, inteligente e, ao contrário de todas as pessoas de sua idade, parece não se importar nem um pouco com a aparência dele. O que Dylan não sabe de início, porém, é que Jamie também não é como a maioria das garotas de quinze anos - ela é transgênera, ou seja, se identifica com o gênero feminino, mas foi designada com o sexo masculino ao nascer. Agora Dylan vai ter que decidir entre esconder seus sentimentos por medo do que os outros podem pensar ou enfrentar seus preconceitos e seguir seu coração.
Adicione no skoob: www


Imagem relacionada


Sinopse:
Prestes a entrar na vida adulta, Amanda Hardy acabou de mudar de cidade, mas a verdadeira mudança de sua vida vai ser encarar algo muito mais importante: a afirmação de sua identidade. Tudo que ela mais quer é viver como qualquer outra garota. E, embora acredite firmemente que toda mudança traz a promessa de um recomeço, ainda não se sente livre para criar laços afetivos. Até que ela conhece Grant, um garoto diferente de todos os outros. Ela não consegue evitar: aos poucos, vai permitindo que Grant entre em sua vida. Quanto mais eles convivem, mais ela se sente impelida a se abrir e revelar seu passado, mas ao mesmo tempo tem muito medo do que pode acontecer se ele souber toda a verdade. Porque o segredo que Amanda esconde é que ela era um menino.
Em seu romance de estreia, Meredith Russo retrata o processo de transição de uma adolescente transexual, parcialmente inspirada em suas próprias experiências. Enquanto traz à tona questões difíceis como dilemas existenciais, preconceito e bullying, o livro também fala de forma esperançosa e leve sobre amizade, descobertas e autoaceitação.

Adicione no Skoob: www



Sinopse 
Em Vidas Trans - A coragem de existir, quatro pessoas trans - Amara Moira, João W. Nery, Márcia Rocha e T.Brant, - relataram aos leitores o momento no qual percebem que havia algo diferente, sobre sentimento de inadequação perante os padrões exigidos, sobre os preconceitos e dores vividos dentro e fora da família, sobre o momento de transição e, enfim, da liberdade sentida por esta decisão.
Em quatro relatos individuais, cada um conta sua história de vida, luta e militância - constante e diariamente -, em reafirmar o direito ao nome, ao corpo e à existência plena.

Adicione no Skoob: WWW 



Middlesex

Sinopse:
Narrado por uma personagem hermafrodita, o segundo romance de Jeffrey Eugenides, autor de As virgens suicidas, é um épico intergeracional e intersexual. Vencedor do Pulitzer em 2003, Middlesex está a cada dia mais atual.
"Nasci duas vezes: primeiro como uma bebezinha, em janeiro de 1960, num dia notável pela ausência de poluição no ar de Detroit; e de novo como um menino adolescente, numa sala de emergências nas proximidades de Petoskey, Michigan, em agosto de 1974."
Ironicamente, Calíope Stephanides está morando em Berlim, cidade que por décadas se viu dividida, quando começa a relembrar sua própria história, marcada pelo desvio e pela busca de unidade.
Sua narrativa percorre então três gerações da família greco-americana Stephanides, tendo como ponto de partida o começo do século XX, quando seus avós deixam um vilarejo nas encostas do Monte Olimpo para se instalar em Detroit, nos Estados Unidos. Em plena Lei Seca, a Cidade dos Motores? experimenta seus dias de glória, até que eclodem os protestos da população negra, em julho de 1967, que obrigam a família a se mudar para Michigan. Nesta altura, Callie é uma menina de doze anos.
Para entender o que a tornou tão diferente das outras meninas, Calíope precisa investigar segredos de família e a espantosa história de uma mutação genética que atravessa as décadas e a transformará em Cal, um dos mais audaciosos narradores da ficção contemporânea. Sofisticado, recheado de referências literárias, e ao mesmo tempo envolvente, Middlesex é uma reinvenção do épico americano, que alia as tradicionais sagas familiares à mais virtuosa narrativa pós-moderna. Um romance intergeracional e intersexual, vencedor do Pulitzer em 2003.
Adicione no Skoob: www



Em uma só pessoa

Sinopse:
Em uma só pessoa é a saga de um homem que viveu todas as possibilidades do amor. Crescido entre a rigidez de costumes de uma pequena cidade e a pessoas que transcendiam as convenções de gênero, Billy desde cedo teve um espectro de paixões variado: da bibliotecária que lhe apresentou o mundo da literatura ao padrasto, passando pelo valentão local e por sua grande amiga Elaine. Tendo realizado o desejo de se tornar escritor e vivendo em Nova York, Billy revê suas amizades e relacionamentos, mais de meio século depois, tentando conciliar-se com seus próprios desejos, e revela os meandros da questão homossexual nos EUA, ainda encoberta por tabus e preconceitos.

Adicione no Skoob: www 

Como diz o título do post, esse livros estão na minha meta de leitura, então não tenho uma opinião formada sobre nenhum desses ainda, assim que eu tiver lido algum faço resenha e atualizo esse post! Essa lista é mesmo de cunho informativo. Espero que pelo menos um desses títulos tenham instigado vocês.
XoXo!💋

9 comentários:

  1. Que delicinha de postagem menina, definitivamente parece ser um livro e tanto!Foram tantas dicas que fica difícil de escolher apenas um, aquele apenas uma garota e fera são os que mais me atrairam e aguardarei a sua resenha para formar melhor minha opinião.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Parabéns pela postagem, achei muito bacana! Bom, eu ainda não li nenhum dos livros citados, mas acho bacana histórias que tratem sobre personagens trans e afins, por isso fiquei bem curiosa com todos, principalmente o Fera.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  3. Olá.. tudo bem??
    ótimas escolhas para esse tema, tenho aqui para ler Vidas Trans e estou louca para ler, vou aguardar as resenhas!!
    Beijus

    ResponderExcluir
  4. Nossa, muito interessante mesmo essa sua lista, eu confesso que só estou conhecendo mais sobre esse assunto recentemente, mas acho muito interessante todos poderem conhecer o que é realmente, e não sabia que existia já livros com o tema. Adorei, está de parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Curioso, agora lendo sua postagem e suas indicações foi que percebi que não li nenhum livro com personagem trans! Apenas uma garota está na minha lista.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  6. Oii, tudo bem?
    Eu adorei esse post! Acredito que muito importante ressaltar a diversidade e estou muito feliz com as indicações dos livros, os que mais me deram vontade de ler foi Fera e Apenas uma garota, pois ambos tem uma pegada mais juvenil, mas eu vou colocar todos os livros na lista pois quero ler todos.

    ResponderExcluir
  7. Fera tá na minha wishlist porque já me conquistou na capa. E a história me chama muita atenção pra saber como foi trabalhada.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  8. Fera eu já tava querendo, mas nem sabia que tinha personagem trans! Agora eu quero mais ainda. E os outros eu vou dar mais uma olhada!

    ResponderExcluir
  9. Só tinha ouvido falar de dois dos livros que você citou.
    Tenho muita curiosidade de ler Fera e nem sabia que tinha personagem trans, agora quero mais ainda.

    ResponderExcluir