Resenha | Quando os Adams saíram de Férias

by - março 03, 2017


Demorei muito tempo para conseguir digerir essa história, tive inclusive dias e dias de reflexão quanto à essência humana, se somos naturalmente maus ou o meio que vivemos nos torna capazes de determinados atos...

No estado de natureza, segundo Hobbes, os homens podem todas as coisas e, para tanto, utilizam-se de todos os meios para atingi-las. Conforme esse autor, os homens são maus por natureza (o homem é o lobo do próprio homem), pois possuem um poder de violência ilimitado.



Em Quando os Adams Saíram de Férias, temos como protagonista a Barbara, uma jovem de 19 anos que está trabalhando de babá para a Sra e o Sr Adams, tomando conta de 2 crianças, Bobby e Cindy. Além destes, Barbara cuida dos amigos deles, Dianne, Paul e John, quando os 5 se reúnem para brincar.
Com idades de 10 à 17 anos, não dá para chamá-los exatamente de crianças, a não ser pela caçula, Cindy de 10 anos, mas mesmo ela consegue surpreender o leitor com suas atitudes.

Tudo correria muito se a babá não acordasse num belo dia amarrada e amordaçada na cama. Devo dizer que a narrativa desta história é impecável. O desespero da personagem, a inicial preocupação dela com as crianças e seu choque ao descobrir que elas lhe causaram tal situação, são de arrepiar!

Vamos acompanhando a partir daí as torturas pelas quais a personagem passa, sua desmoralização, seu abuso físico e mental, várias cenas causam náusea e é impossível não desejar a punição do grupo.

Com o passar das páginas descobrimos que esses jovens na verdade arquitetam tal plano há bastante tempo, só esperando uma oportunidade de colocar em prática. Sem contar que fica claro inclusive que eles consideram alguns abusos "normais". O relacionamento construído entre os membros do Liberdade 5, como se auto-intitulam, é muito mais intrincado do que parece a princípio, descobrimos quem é quem nesse grupo, suas personalidades, medos e anseios e o elemento em comum, a crueldade para com o outro. A construção psicológica impecável de cada personagem é a cereja do bolo nessa história macabra.

Sem dúvida alguma esse é aquele tipo de livro que te deixa completamente perturbado e reflexivo. Afinal, como podem crianças, jovens bem educados, de boa família, agirem de forma tão brutal? Ver o desespero de Barbara, suas tentativas de persuadi-los à libertarem-na, sua percepção tardia de que não há saída e que o fim não será agradável é de deixar qualquer um desolado. É impossível sair incólume dessa experiência literária!

O final é meio corrido, tive inclusive que reler para conseguir acreditar que o desfecho foi como foi mesmo. E volto a minha reflexão inicial, será que esses jovens são maus por si mesmos? Será que um ou dois tem problemas psicológicos e a convivência transformou os outros em submissos ou permissivos de tais atos? Será que há redenção para quem pratica tal nível de violência?

Se você gosta de uma leitura com narrativa nua e crua, que não poupa detalhes e vai te deixar brutalmente abalado ao final, além de te fazer questionar a natureza humana, recomendo muito Quando os Adams saíram de Férias. Mas atenção, estômagos fracos devem passar longe!

Fiz essa leitura em e-book o livro é bem antigo, e confesso que adoraria ver essa obra pulicada numa daquelas edições fodas da Darkside Books!



FICHA TÉCNICA
Título:Quando os Adams saíram de Férias
Autora: Mendal W. Johnson
Editora: Circulo do Livro
Gênero: Suspense, terror psicológico
Páginas: 277
Ano: 1984
Adicione à estante: Skoob


XoXo! 💋

You May Also Like

2 comentários

  1. Desejo a tempos esse livro. Todo mundo que leu gostou, apesar das cenas serem fortes.
    Pretendo comprar a versão física no sebo mesmo, já que não temos nenhuma nova edição.
    Gostei da resenha, só fez minha vontade de o ler aumentar mais ainda.
    Beijos
    http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Menina, estou passada com essa resenha!
    Que livro é esse? Deve prender a atenção do início ao fim, nos deixando boquiabertos em cada página!
    Amei a resenha e estou curiosa com este livro

    Já estou seguindo o blog!
    Um super beijo

    Livros em Contexto

    ResponderExcluir

Normas para o bom funcionamento dos comentários:
- LEIA o post antes de comentar. Por favor, é chato ler comentários de quem nem se deu ao trabalho de ler o que escrevi.
- Não desrespeite ninguém.
- Não desrespeite minha opinião, ela é Minha e você tem todo direito de discordar, desde que o faça com educação.
- Alguma dúvida ou sugestão? Este é seu espaço.

Volte sempre!