Resenha | Eu Sou a Lenda

by - abril 03, 2016

Olá, pessoal!


Eu Sou a Lenda





Eu Sou a Lenda
Autor: Richard Matheson
ISBN-10: 8576572710
Ano: 2015
Páginas: 384
Editora: Aleph
Sinopse:

Uma impiedosa praga assola o mundo, transformando cada homem, mulher e criança do planeta em algo digno dos pesadelos mais sombrios. Nesse cenário pós-apocalíptico, tomado por criaturas da noite sedentas de sangue, Robert Neville pode ser o último homem na Terra. Ele passa seus dias em busca de comida e suprimentos, lutando para manter-se vivo (e são). Mas os infectados espreitam pelas sombras, observando até o menor de seus movimentos, à espera de qualquer passo em falso... Eu sou a lenda, é considerado um dos maiores clássicos do horror e da ficção científica, tendo sido adaptado para o cinema três vezes.

Eu sou a Lenda é uma das obras mais conhecidas do autor Richard Matheson, de uma importância imensurável, o autor influenciou vários outros escritores, dentre eles Stephen King.

Em Eu Sou a Lenda acompanhamos a trajetória de Robert Neville em um cenário apocalíptico com vampiros. Os seres dessa obra só saem ao anoitecer, o que confere ao personagem pouco tempo de proteção sob a luz do dia para explorar as redondezas de sua casa em busca de suprimentos e quem sabe outros sobreviventes.
"Nesses dias nublados, Robert Neville nunca sabia ao certo quando veria o pôr do sol e, às vezes, eles já estavam nas ruas antes que ele pudesse voltar."

É muito intenso e desesperador o modo como Neville segue os dias, intercalando entre fortalecer sua casa, buscar entender mais sobre as criaturas que o atormentam noite após noite e seu envolvimento com álcool. O leitor consegue sentir na pele o que o protagonista sente, o horror de achar que está sozinho, de tentar manter a lucidez. Richard Mathenson se utiliza de incontáveis monólogos para causar essa sensação ao leitor e devo dizer que o faz com maestria, em momento algum a leitura fica monótona, pelo contrário, o ritmo fluído envolve ainda mais o leitor.

Um outro artifício utilizado pelo autor para situar o leitor são os flashbacks que permeiam a narrativa, nesses momentos é revelado então como esse apocalipse se deu e seus efeitos sobre a sociedade e o protagonista.



Muito mais que uma livro sobre monstros apocalípticos, Eu Sou a Lenda traz uma carga psicológica muito grande  e que bombardeia o leitor de questionamentos. Ao chegar ao final ficou claro para mim o importante papel do autor e obra para a ficção científica e terror.

Bem diferente do filme, que devo confessar já perdi as contas de quantas vezes assisti, o livro é recomendadíssimo para os fãs do gênero, ainda mais com essa nova roupagem dada pela Editora Aleph, que ainda conta com materiais extras, uma introdução de Stephen King sobre a importância de Richard Matheson para sua escrita, um artigo científico sobre o contexto biocultural da obra e uma entrevista do autor. Acho que não precisa dizer mais nada né!

XoXo!

You May Also Like

0 comentários

Normas para o bom funcionamento dos comentários:
- LEIA o post antes de comentar. Por favor, é chato ler comentários de quem nem se deu ao trabalho de ler o que escrevi.
- Não desrespeite ninguém.
- Não desrespeite minha opinião, ela é Minha e você tem todo direito de discordar, desde que o faça com educação.
- Alguma dúvida ou sugestão? Este é seu espaço.

Volte sempre!