Resenha | Horror em Amityville

janeiro 16, 2016
Olá, pessoal!



Horror em Amityville
Autor: Jay Anson
ISBN-13: 9788573025507
ISBN-10: 8573025506
Ano: 1976
Páginas: 191
Editora: Record
Sinopse:

Em 13 de novembro de 1974 a polícia do condado de Sufolk recebeu uma chamada telefônica que a levou ao endereço 112 Ocean Avenue, Amityville, Long Island. Dentro da casa a polícia encontrou um crime brutal: o assassinato de uma família inteira enquanto dormia. Poucos dias depois, Ronald Defeo Jr. admitiu que usou um rifle para matar os pais e seus 4 irmãos, alegando ter ouvido vozes que vinham de dentro da casa e que o influenciaram a cometer os crimes. Um ano depois George e Kathy se mudam com os filhos para a antiga casa dos Defeo. Não demora muito para que estranhos eventos comecem a acontecer, afetando a vida da família e indicando que uma presença maligna está oculta na casa.


Quem nunca ouviu falar nessa história não é mesmo? Assim como O Exorcista, Horror em Amityville é uma história de terror baseada em fatos reais. Na verdade essa obra é o relato mais fiel possível do que aconteceu com a família Lutz, composta pelo casal e seus três filhos, que ao se mudar para Amityville,  número 112 da Ocean Avenue, encontram muito mais que uma casa barata.

Nessa mesma casa cerca de um ano antes houve o massacre da família Defeo, em que o filho mais velho mata seis integrantes de sua família. Ao ser preso Ronald Defeo, autor do crime, alega que ouvia vozes.

A família Lutz se mudou para essa casa mesmo sabendo do ocorrido principalmente pelo seu baixo preço. Mas ao por os pés na casa o comportamento de toda a família se altera e coisa muito, muito estranhas começam a acontecer.

“Amityville: dia 23 de dezembro, George e Kathleen Lutz compraram a casa onde os seis membros da família de Ronald DeFeo tinham sido friamente mortos à bala no ano anterior, mudando-se para lá pouco tempo depois. Dali a …. dias, eles abandonaram a casa, deixando toda a mobília. E disseram aos amigos e vizinhos que a casa era assombrada…”
- Newsday, 14 de fevereiro de 1976

Confesso que por várias vezes fiquei de cabelo em pé com as cenas de horror vivenciadas pelos Lutz, barulhos estranhos, objetos que se movem, comportamento alterado e todos os elementos sobrenaturais que podem causar uma atmosfera tensa estão presentes nesse relato.

Há inclusive passagens pelo ponto de vista de um padre amigo da família que começou a sofrer ataques sobrenaturais também e a família só ficou sabendo quando a obra veio à público.

Como não costumo ler muita coisa do gênero, esse livro me causou bastante medo, talvez tenha sido pelo principal fato de a obra ter sido escrita com base em acontecimentos reais, de pessoas reais e que segundo Jay Anson analisa de forma pontual, não tiveram nada a ganhar trazendo isso a mídia, pelo contrário, a família largou tudo o que tinha depois de apenas 28 dias morando no que esperavam ser um lar feliz.
"Até onde me foi possível verificar, todos os acontecimentos narrados neste livro são verdadeiros".

E devo acrescentar que, por mim não teria conseguido ficar nem 2 dias! Claro que entendo toda a questão racional, primeiramente, afinal quem é que logo de cara iria acreditar ser algo sobrenaturaal? E e segundo a questão material posta em jogo, afinal os Lutz fizeram um grande investimento. Inclusive contatando inúmeros tipos de estudo para analisar o que ele vivenciaram em Amityville.
“Lutz disse que fenômenos psíquicos que não podia descrever persuadiram-no e a sua família a deixar subitamente a casa por motivos de segurança pessoal… ele afirma que não ficaria outra noite naquela casa…”
- Newsday, 12 de fevereiro
Para os fãs do gênero esse é sem dúvida alguma considerado um clássico. Para os leigos como eu, recomendo muito, sem dúvida alguma vai te causar medo e você! E mais que isso, vai te fazer se colocar no lugar dos Lutz, vai te deixar pensando no que faria se fosse você no lugar deles e rezando para que nunca, nunca aconteça!

Não vejo a hora de ler mais livros desse gênero, apesar de ser cagona, confesso que gostei bastante, inclusive já separei outros títulos que em breve serão lidos e resenhados para vocês!

XoXo!

Nenhum comentário:


Olá, obrigada por ter lido até aqui!

Por favor, Não desrespeite minha opinião, ela é Minha e você tem todo direito de discordar, desde que o faça com educação.
Alguma dúvida ou sugestão? Este é seu espaço.

Volte sempre!

Tecnologia do Blogger.