Anuncie conosco

Anuncie conosco

Papo Literário | Senhor dos Anéis e a Mitologia Nórdica

Olá, pessoal!
O post de hoje é para conversar com vocês sobre como a Mitologia Nórdica pode ter inspirado Tolkien à criar o mundo do Senhor dos Anéis, confiram:

Certamente a Mitologia Nórdica pode ser responsável pela criação da Terra Média do universo Tolkeniano.

Tolkien se interessou muito mais pelos mitos nórdicos, as sagas da islândia, os ciclos finlandeses e a mitologia galesa, do que pelos mitos clássicos gregos e romanos. O primeiro contato que ele teve com este material foi ainda na escola King Edward’s entre 1910 e 1914.

Tolkien trouxe da sua paixão por esses mitos conhecimento ao seu trabalho de ficção. Isso é mais evidente em O Hobbit, onde muitos dos nomes e eventos encontram formas equivalentes nessa mitologia, especialmente no mito cíclico escandinavo conhecido como Eddas. O nome de vários anões e até mesmo o nome do próprio Gandalf, aparece em uma parte ou outra do The Elder Edda, assim como vários acontecimentos de suas histórias estão claramente arraigados a essa mitologia.

Eddas, Edas ou simplesmente Edda, é o nome dado a duas coletâneas distintas de textos do séc. XIII, encontradas na Islândia, e que permitiram iniciar o estudo e a compilação das histórias referentes aos personagens da mitologia nórdica e germânica.


A Mitologia Nórdica é fascinante sem dúvida alguma e foi substancial para criação de um Universo inigualavelmente bem elaborado.
A ideia para o seu primeiro grande sucesso surgiu de forma curiosa:
¨Um dos alunos deixou uma das páginas em branco – possivelmente a melhor coisa que poderia ocorrer a um examinador – e eu escrevi nela:Em um buraco no chão vivia um hobbit, não sabia e não sei por quê.¨ – Tolkien
























Além das histórias riquíssimas criadas por Tolkien, existem outros livros que colaboram para que o leitor compreenda de forma mais profunda esse universo. Um prato cheio para os fãs do autor!

XoXo!

5 comentários:

  1. Mitologias de vários locais semeiam fábulas e histórias. Há muitas misturas de lendas que criam enredos incríveis e, talvez, esse seja o caso de O Senhor dos Anéis, então.

    ResponderExcluir
  2. Livros são minha paixão esse não tinha lido vou colocar na agenda pra ler. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oii, adorei seu blog, adoro ler blogs de resenhas de livros, me dá mais curiosidade de ler novos e aumentar a coleção. Não gosto muito de ler livros de ficção, da mesma maneira não gosto de filmes fictícios também, :x mas reparei na sua visão sobre essa mitologia e gostei do jeito com que você escreve sobre o assunto e em outros posts. Continue assim, sucesso! Beijos
    caeentrenos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Adoro mitologia nórdica e os livros do autor, mesmo não sendo muito fã do gênero.
    Gostei muito do seu post, muito interessante!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Não sou a maior fã de O Senhor dos Aneis, na realidade não gosto mesmo, mas achei muito legal o seu post, não sabia da relação com a mitologia... essa eu gosto. Parabéns pelo post!
    Beijos.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.