Resenha | Filme O Clube da Luta

O Clube da Luta (Fight Club) é um filme norte-americano de 1999 dirigido por David Fincher. É baseado em romance homônimo de Chuck Palahniuk, publicado em 1996. O filme é protagonizado por Brad Pitt.Edward Norton e Helena Bonham Carter. Norton representa o protagonista anónimo, um "homem comum" que está descontente com o seu trabalho de classe média na sociedade americana. Ele forma um "clube de combate" com o vendedor de sabonetes Tyler Durden, representado por Brad Pitt, e se envolve com uma mulher dissoluta, Marla Singer, representada por Helena Bonham Carter.





O narrador, interpretado por Edward Norton é um empregado de uma companhia de automóveis, e sofre de insônia. Como a maioria das pessoas da nossa sociedade ele busca um médico para que este lhe receite pílulas, incrivelmente o médico se recusa e diz que tudo que ele precisa é de chá e descanso.

 Após um insight o  narrador vai a sessões de um grupo de apoio para vítimas de cancro testicular e, fazendo-se passar por vítima deste, encontra uma libertação emocional que alivia a sua insônia. Isto deve-se ao fato de ao final de cada reunião ele chorar como um bebê. Isto faz com que ele torna-se viciado em ir a grupos de apoio e em fingir ser uma vítima. Não mórbido o suficiente, ele depara-se com Marla SingerHelena Bonham Carter, outra intrusa e mentirosa, que perturba-o e tira-lhe o sossego.




Mais uma reviravolta em sua vida acaba por resultar em seu encontro com Tyler DurdenBrad Pitt,  um vendedor de sabão que conheceu no voo. Após voltar de viagem e descobrir que seu apartamento explodiu em um incêndio misterioso ele liga para Tyler  e eles encontram-se num bar. 

O filme aponta muitos questionamentos inteligentes e pertinentes da nossa sociedade atual, uma conversa sobre consumismo acaba com Tyler a convidar o narrador para ficar em sua casa e, depois disso, ele pede ao narrador para lhe dar um soco. A partir deste ponto o título começa a ser explicado.  Eles têm outras lutas fora do bar, e estas atraem uma multidão de homens. Os combates mudam-se para a caverna do bar, onde os homens formam um clube da luta.





Reviravoltas à parte que não irei revelar por conta de spoilers  Tyler e Marla envolvem-se sexualmente,  Tyler avisa para o narrador nunca falar com Marla sobre ele. Mistérios começam a surgir e a mente do telespectador entra em colapso.

Confesso que terminei de ver o filme de queixo caído e com uma explosão mental! Tinha que ser uma obra do autor Chuck Palahniuk mesmo.

Recomendo demais esse filme, mas esteja com a mente e os olhos bem abertos, ao longo do filme temos várias pistas. O Clube da Luta é aquele tipo de filme que não vai te dar um final de bandeja, você vai ficar intrigado e questionando muita coisa da vida real. Então sugiro que o assista pelo menos duas vezes.

Nem preciso mencionar a interpretação dos atores né, todos fabulosos, inclusive o Jared qu está bem novinho!



Espero que tenham gostado!

XoXo!

Nenhum comentário:


Olá, obrigada por ter lido até aqui!

Por favor, Não desrespeite minha opinião, ela é Minha e você tem todo direito de discordar, desde que o faça com educação.
Alguma dúvida ou sugestão? Este é seu espaço.

Volte sempre!

Tecnologia do Blogger.