Anuncie conosco

Anuncie conosco

Resenha | Sejamos todos Feministas


Olá pessoal!


Sejamos Todos Feministas



Sejamos Todos Feministas
Autor(a): Chimamanda Ngozi Adichie
ISBN-13: 9788543801728
Ano: 2014
Páginas: 46
Idioma: português
Editora: Companhia das Letras
Sinopse:
Sejamos todos feministas é uma adaptação do discurso feito pela autora no TEDx Euston, que conta com mais de 1 milhão de visualizações e foi musicado por Beyoncé.


Chimamanda apresentou em uma palestra  em 2012 no TEDxEuston, uma conferência anual com o foco na África, o Sejamos todos Feministas.

A autora:




Ela é reconhecida como uma das mais importantes jovens autoras anglófonas que está tendo sucesso em atrair uma nova geração de leitores de literatura africana.

Em 46 páginas a Companhia das Letras disponibilizou a palestra e devo confessar, fiquei fã de Chimamanda, seu pensamento é incrível, os questionamentos que a autora traz são sensacionais e me fizeram refletir por horas após ter finalizado a leitura.

É indescritível a forma como a a autora aborda a questão do gênero nas coisas cotidianas, seja falando sobre a cultura na Nigéria onde uma mulher desacompanhado não pode frequentar bares, seja ao ir a um restaurante e o garçom cumprimentar apenas o homem, seja nas situações que as mulheres tem que ultrapassar para serem levadas a sério e etc...

Na Nigéria ou em qualquer lugar do mundo o preconceito existe sim e Chimamanda sutilmente esfrega isso na nossa cara, mulheres por toda a extensão desse planeta fazem escolhas diárias submetidas a esse preconceito. E as feministas então nem se fala, elas lutam por si e pelas que permanecem mudas.

A autora traz à tona a importância d apoio masculino ao movimento feminista, afinal, como diz o título, sejamos todos feministas, pensem em suas irmãs, mães, companheiras e filhas. Muito foi conquistado, mas ainda há muito o que galgar para haver de fato a igualdade de gênero.


Vocês sabem o motivo de existir o dia 08 de março como o dia internacional da mulher?

Nesse dia, no século XIX na Inglaterra, durante um protesto de operárias da indústria têxtil por melhores condições de trabalho a policia trancou todas dentro da fabrica e ateou fogo, matando todas.

Esse é somente um exemplo de acontecimentos que merecem atenção e mostram que a luta é válida, não queremos ser homens, não odiamos os homens, como Chimamanda coloca muito bem em seu discurso, "sou uma feminista, que usa batom, usa saia e não odeia homens",  queremos ser tratadas igualmente, queremos não ter medo de andar nas ruas e ficar aliviada em uma rua escura quando nos deparamos com outra mulher e sabemos que ela se sentiu do mesmo jeito.

"Seríamos bem mais felizes, mais livres para sermos quem realmente somos, se não tivéssemos o peso das expectativas do gênero."

Esse trecho expressa o sentimento que a mulher moderna carrega em si, eu não tenho que casar, eu não tenho que engravidar, eu tenho que fazer o que eu quero, casar, trabalhar, ter cinco filhos, tudo e qualquer coisa pela minha vontade e não pela expectativa a mim imposta.

Deixo essa dica de leitura para vocês, vale muito a pena a autora é incrível e escreve muito bem.

Sejamos todos Feministas!!

XoXo!

21 comentários:

  1. gostaria muito de ler esse livrinho, pena ser tão curto, mas só vejo opiniões positivas sobre ele... gostei da parte que ela diz que não odeia homens, pq esse tipo de 'feminista' que levanta a bandeira para tornar os homens inferiores é algo tão ridículo quanto a sociedade machista que impõe isso para nós, mulheres... xD

    ResponderExcluir
  2. Hey hey!
    Nossa, esse livro parece ser incrível!
    Já quero muuuito ler, e já vou indicar pra minha amiga, já que adoramos ler sobre feminismo <3
    Valeu pela dica :D

    Beijos!
    http://heartbreaker-girls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, não li o livro mas já tinha conhecimento dele, fiquei bem interessada nele ainda mais agora depois de sua resenha, admiro a atitude da autora.

    http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá, fiquei lendo o texto e imaginando um filme contando a história de mulheres como esse que teve a coragem de dizer aquilo que muitas não tem coragem. Amei conhecer esse trabalho e espero ter a oportunidade de ler. Bjs

    Território nº 6

    ResponderExcluir
  5. Oi, flor. Não sabia qual era a proposta da autora, mas agora me envergonhei… Eu não gosto do pensamento feminista. Acho extremista e, por vezes, confunde a todos sobre o que, de fato, é ou não desrespeitoso com uma mulher. Francamente, não consigo levar a sério uma mulher que anda nua numa passeata dizendo que revelar o corpo é um modo de protesto contra a violência sexual. Imaginei que a autora desse livro fosse assim, também, devido ao título. Mas gostei muito da proposta reflexiva entorno do papel feminino na sociedade. É nisso que acredito. O feminismo não me representa, mas uma autora que questiona tabus e comportamentos opressores entorno das mulheres sim. Lerei o livro, com certeza.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu comprei esse livro e li ontem, ia me preparar para ver a resenha, adorei encontrar a sua por aqui. Nossa, como ficou legal. a autora foi sábia em sua abordagem, de maneira simples, trouxe muitos conceitos que estão generalizados socialmente e erroneamente difundidos, é quase uma cartilha inicial para compreender as questões de gênero e feminismo... o livro é lindo e deve ser lido por todos. Soube, inclusive, que alguns lugares que trabalham com o social, estão usando o livro em oficinas de empoderamento... Parabéns pela ótima indicação de livro! <3

    ResponderExcluir
  7. Olha eu achei a sua resenha sobre o livro bastante interessante.
    nunca tinha ouvido falar dele, mas não sei se é um gênero que eu pegaria para ler pelo menos no momento, mas quem sabe né? Até porque aborda um assunto muito bacana. Eu acho que vou tentar pegar algo assim para conhecer, porque nunca saio da minha ZONA DE CONFORTO. Gostei da dica sabe. Acho que vou colocar ele na minha lista de desejados para que eu possa ler, ou vou tentar pegar em ebook. Pra pelo menos conhecer um pouco. Enfim...

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/06/resenha-lista.html

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu já conhecia esse fato do 08 de março e é muito triste T_T E o dia que as pessoas descobrirem que ser feminista não é ser Feminazi, não é não depilar o braço ou pernas, não é odiar homens e sim, querer que seus direitos sejam respeitados, acho que as coisas ficarão um pouco mais fáceis para nós!
    Espero ter a oportunidade de ler o discurso dela na integra!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  9. Nossa adorei mesmo essa resenha
    Eu não sei pq o dia das mulheres e fiquei surpresa agora
    Amei pelo fato o livro ser curtinho com certeza vou ler

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, eu já baixei o livro no Kindle e em breve farei a leitura.
    Acho que esse tipo de livro é super indicado pra todo mundo, principalmente a vertente feminista
    que tem fugido do eixo e pregado misandria.
    Essa moça tem muito a nos ensinar, sem dúvidas.
    #Sejamostodosfeministas

    ResponderExcluir
  11. Vou procurar o livro para baixar AGORA!
    Creio que é um livro maravilhoso que todos deveriam ler. Então vou baixar e começar a ler.
    bjs bjs

    ResponderExcluir
  12. Oiiii
    Acho que vi um vídeo dela palestrando e falando sobre feminismo, não tenho certeza pq não gravei o nome. Quero muito esse livro, até pouco tempo atras não me considerava feminista por causa do movimento feminista que acompanho nas redes sociais e acompanhei na época de faculdade, esse não me representa, mas uma mulher como esta e com este pensamento me representa, e claro, precisa ser divulgado.

    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  13. Que legal a ideia da editora de disponibilizar a palestra num livro curtinho.
    Me interessei pela leitura.
    É algo bem atual e interessante.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  14. Olá; eu tenho esse livro em e-book mas ainda não li. Gostei da resenha. Acho super importante falar sobre o feminismo e a igualdade de gêneros, porque, infelizmente, o feminismo é distorcido muitas vezes e visto como algo ruim, quando na verdade, deveríamos ser todos feministas para que tivéssemos uma sociedade mais justa e feliz.

    ResponderExcluir
  15. Nunca li um livro do tipo e achei legal transcreverem a palestra dela! É uma obra que eu leria com certeza!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  16. Olá :)
    Eu nao muito ligada a esses temas, como feminismo, mas acho que por o livro ser tão curtinho, fiquei instigada a ler sobre!
    www.muchdreamer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá, achei legal o tema que a autora trata nessa palestra e mais legal ainda a editora disponibilizar o seu texto gratuito, vou baixa-lo e se tiver um tempinho pretendo lê-lo =)

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Adorei a resenha!
    Não conhecia a autora, nem sua história, e fiquei bastante interessada!
    Adoraria ler esse livro!
    Sejamos tofos feministas!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  19. Olá, eu já havia conhecido ela no blog Poesia na Alma, e achei a palestra encantadora.
    Você descreveu muito bem em sua resenha, espero que todos possamos ser feministas para que haja um mundo melhor para nós mulheres. Não queremos privilégios, só queremos a igualdade de gêneros rs

    http://ocasulodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá
    Parece tão interessante, algumas passagens descritas na sua resenha eu realmente não tinha conhecimento. Leria por curiosidade.

    ResponderExcluir
  21. Oii Jéssica, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia o livro, mas tenho certeza que ele representa todas nós que queremos liberdade, que queremos respeito, e igualdade como você mencionou, que queremos poder sair tarde da noite e saber que estamos seguras, que ninguém irá nos atacar. Com certeza quero ler este livro, pena ser tão pequeno.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.