Resenha - Deixe a Inglaterra Tremer - Sávio Lopes

by - fevereiro 18, 2015

Deixe a Inglaterra tremer


Deixe a Inglaterra tremer
Autor: Sávio Lopes
ISBN: 9788542801026
Ano: 2013 
Páginas: 216
Editora: Novo Século
Sinopse: 

Embalado pelo ritmo frenético das letras das canções de rock alternativo que antecipam cada passagem do livro, “Deixe a Inglaterra Tremer” é o retrato de como Londres se tornou um polo multicultural nos últimos anos.
Nosso narrador constrói e desconstrói diversos estereótipos culturais ao longo dos quatro meses em que esteve lá. Demonstra o processo de adaptação do jovem amargo que era quando chegou à cidade, nos levando à experiência do amadurecimento pessoal que somente a vida numa cidade repleta de possibilidades pode proporcionar. O contato com estrangeiros de todas as partes do mundo, o intercâmbio cultural – nem sempre amigável e bem-sucedido –, as amizades nascidas do sentimento em comum de se estar “sozinho no meio da multidão”, as reflexões acerca da própria vida diante de realidades tão diferentes à primeira vista. Tudo isso transforma o livro numa explosão quase tão multifacetada quanto a própria vida na antiga Londres do novo século.

Definitivamente fui transportada para a Inglaterra.

Narrado em primeira pessoa, Deixe a Inglaterra tremer conta a história de intercambio de um jovem que passa cerca de quatro meses por lá. E assim eu fui juntamente com o protagonista passear por lugares incríveis. Sempre que leio me transporto para dentro do livro, mas nesse caso o autor se superou!

No começo da história o protagonista mostra-se muito tímido, bem introspectivo, no entanto ao longo da leitura constatamos seu claro desenvolvimento. Sempre quis fazer intercambio, pesquisei muitas coisas sobre isso, e ler esse livro me fez tão bem, só reafirmou essa vontade!
Inicialmente o protagonista encontra muitos desafios ao chegar num local completamente desconhecido, o que achei crível e interessante, fugindo um pouco dos "contos de fadas" onde tudo é perfeito. Mas logo, logo ele faz amigos e a história fica ainda mais interessante.

O autor soube descrever com maestria como é a experiência de intercambio, mergulhei fundo na leitura e aproveitei ao máximo o que o autor tinha a oferecer. O personagem principal vai para aperfeiçoar seu inglês, mas os motivos para se fazer um intercambio podem ser vários.

A escrita do autor é muito gostosa, a leitura fluí muito bem, os capítulos curtos tornam a leitura ainda mais dinâmica, e quando eu percebi já tinha lido o livro em uma tarde!
Outro bônus que só agrega ainda mais qualidades à obra são as músicas nos inícios dos capítulos, quem não gosta de uma boa leitura com indicações musicais?! E a obra traz tanto indicações de músicas quanto, livros, filmes e muito mais, que proporciona ainda mais riqueza ao enredo!

Recomendo demais essa leitura para quem quer um livro leve, divertido, que traz reflexões e que lhe proporcione uma boa viagem. A diagramação e revisão estão excelentes, mais uma vez a Editora Novo Século mostrou que temos sim que apostar nos nossos talentos e valorizar a literatura brasileira.




“- Não adianta ansiarmos por uma época que já passou ou repudiar as diferentes etnias que aqui existem. Eu vim de fora, assim como vocês, e assim o país muda e se renova. Deixe a Inglaterra tremer, mudar e se tornar cada vez mais um país singular.”

XoXo e Boas Leituras!



You May Also Like

1 comentários

  1. Oi tudo bem?

    Adorei a resenha, eu já tinha ouvido falar muito sobre esse livro, mas acredita que nunca tinha parado ler do que se tratava? Mas agora com sua resenha, me fez ficar curioso a respeito.

    abs.

    http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Normas para o bom funcionamento dos comentários:
- LEIA o post antes de comentar. Por favor, é chato ler comentários de quem nem se deu ao trabalho de ler o que escrevi.
- Não desrespeite ninguém.
- Não desrespeite minha opinião, ela é Minha e você tem todo direito de discordar, desde que o faça com educação.
- Alguma dúvida ou sugestão? Este é seu espaço.

Volte sempre!