Anuncie conosco

Anuncie conosco

{Resenha} Destino

Olá pessoal, vamos de Resenha?!


Destino


Autor(a): Ally Condie
Editora: Suma de Letras
ISBN: 9788560280810
Ano: 2011
Páginas: 240
Avaliação: 4/5
Sinopse: Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família. Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade.Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés. Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo.

 Definitivamente sou aquele tipo de leitor que se o livro é muuito bem falado dou um tempinho para enfim lê-lo, mas se o livro, nesse caso a trilogia começa bem e muitas pessoas que tem gosto parecido com o meu dizem que o final deixa a desejar, fico ainda mais curiosa e vou correndo tirar minhas conclusões. A trilogia Matched é um desses casos, muita gente criticou o final que a autora deu, sendo que os livros anteriores foram muito bons e tal's. Então cá estou para dar minha humilde opinião.
 O livro começa com o Banquete do Par de Cassia a protagonista da história,  há um problema na hora da escolha do par da jovem e para quem confiava absolutamente nas escolhas da Sociedade, ela começa então a ter certas dúvidas. Principalmente quando ela conhece suas duas possíveis opções de par.
 Vejam bem nessa Distopia a Sociedade decide toda sua vida, onde vai morar, trabalhar, com quem vai casar, seu lazer e até suas refeições. Achei algo bem inusitado e aparentemente tudo corre bem, as pessoas são felizes assim e a vida como conhecemos parece muito ruim, mesmo com a perda da liberdade de escolha as pessoas se mostram satisfeitas. Não que eu queira viver algo assim!
 A autora apresenta várias características diferentes das outras distopias que já li, a construção de seu enredo é bem feita, o triângulo amoroso é forte e prende o leitor, por várias vezes fiquei em dúvida se queria Cassia com Xander ou Ky, agora já me decidi. 
Por final achei que o diálogo mais importante, que finalizava essa primeira parte foi fraco e um pouco confuso, como o cenário se modifica estou com esperanças de que a autora recupere o tom intrigante com o qual começou. Imagem uma Sociedade na qual só existem 100 músicas, 100 poemas, 100 pinturas, 100 livros, todo o resto foi destruído, isso mesmo, a Sociedade afirma que é melhor para as pessoas não aprenderem coisas inúteis.


"Desde o dia do erro com meu Par, não sei mais qual é minha verdadeira vida. Mesmo com as palavras de garantia da Funcionária naquele dia, na área verde, sei que parte de mim não está em paz. É como se eu tivesse visto pela primeira vez que a vida poderia tomar diferentes trilhas, assumir diferentes direções."

Recomendo bastante a leitura para quem gosta do tema, o enredo tem vários detalhes que não mencionei pois seria spoiler que são muito interessantes e tornam essa obra singular e apaixonante. A diagramação está ótima e a capa é bem bonita.

Não deixem de comentar. Beijos e boas leituras!

2 comentários:

  1. Já vi esse livro e tenho muita vontade de ler, mesmo com os comentários de quem não gostou.
    Ótima resenha!

    http://cheirinhodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Estou ansiosíssima para ler haha, muito legal, amo livros distópicos, tenho uma quedinha por eles ;)

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.