Anuncie conosco

Anuncie conosco

{Resenha} Hoje eu sou Alice

Olá pessoal, vamos conferir a Resenha de hoje?!

Hoje Eu Sou Alice



Autor(a): Alice Jamieson
Editora: Larousse do Brasil
ISBN: 8576356961
Ano: 2010
Páginas: 336
Avaliação: 5/5
Sinopse: Em 'Hoje eu sou Alice' a autora relata a jornada de uma vítima de transtorno de múltipla personalidade, que precisou lutar contra a anorexia, o álcool e contra nove personalidades alternativas que emergiram após ficarem adormecidas diante de uma infância cruel. Sem controle, Alice entregou-se a elas - e sua vida passou a ser um caleidoscópio de acontecimentos e revelações. Este é o relato sobre uma doença e sobre a história de uma mulher que decidiu lutar contra a realidade e a imaginação.

 Hoje eu sou Alice é uma obra tocante, fiquei muito mexida, triste e chocada com as coisas que a personagem passa com o desenrolar da trama.
 Alice inicia a história nos contando o quanto sua família era a típica família perfeita, que as mídias tanto vendem por aí. No entanto percebemos atitudes suspeitas por parte de alguém muito próximo à menina.

"nove personalidades alternativas que emergiram após ficarem adormecidas diante de uma infância cruel."

 Como se não bastasse a crueldade que a protagonista sofre, e o silêncio e a culpa que ela sente, Alice desenvolve vários problemas ao longo da vida, veja bem, da sua vida! TOC, anorexia, esquizofrenia e várias personalidades alternativas.
 A personagem criou o que na psicologia chamam de mecanismo de dissociação para se livrar das dores físicas e emocionais causadas pelas constantes violações.
 Ao longo da narrativa então vemos o sofrimento e a luta da personagem para integrar todas as suas personalidades e vir a se curar.
 Os anos passam, suas memórias antes turvas do que aconteceu começam a voltar e a personagem fadada a não se relacionar profundamente com ninguém tenta desesperadamente ser normal.
 O enredo aborda problemas de outros personagens também, e ao longo do caminho Alice conhece pessoas, que realmente cuidam dela e a ajudam nesse difícil percurso.
 Hoje eu sou Alice é sem dúvida um título que caí como uma luva, a capa cheia de letrinhas embaralhadas reflete a confusão mental da personagem.
 Recomendo essa leitura para aqueles que não tem medo de encarar a realidade e o ser humano tal como ele é, na sua pior forma, na sua maior crueldade. Se você só gosta de livros bonitinhos, esse livro não é para você, o que é uma pena, dada a carga emocional que o livro tem e que faz o leitor refletir por horas e horas mesmo após terminar a leitura!
 Sem dúvida essa foi uma das Resenhas que tive mais dificuldade em desenvolver, o livro é muito profundo, triste e sério. E apesar disso é uma leitura que recomendo de olhos fechados, para todas as pessoas, mesmo aquelas que irão passar batidas por ele, principalmente para esclarecer situações que continuam ocorrendo e a sociedade fecha os olhos!


Por hoje é só, beijos e boas leituras!

3 comentários:

  1. Uau, o livro parece ter AQUELA reviravolta !
    Acho que estou precisando de um livro.com história forte, sair um pouco dos romances..
    E achei muito legal a capa ter relação com o livro, adoro isso haha

    ResponderExcluir
  2. O livro parece ser muito emocionante e recheado de lições. Eu ainda não tinha ouvido falar dele mais gostei.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a sinopse, vou procurar para ler, não o conhecia. Mas, me pareceu muito bom.
    Beijos :*

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.