Anuncie conosco

Anuncie conosco

{Resenha} Eu, meu pai e meus outros amores

Olá pessoal, vamos de resenha?!


Eu, meu pai e os meus outros amores

Autor(a): Lilian Reis
Editora: Novo Século
ISBN: 9788576798507
Ano: 2012
Páginas: 320
Avaliação: 4/5
Sinopse: Há coisas na vida que acontecem e a pessoa se revolta, fica com raiva de tudo e de todos, contudo, Jade teve que aprender da maneira mais dura, que o mundinho no qual ela vivia era fútil, uma imensa bola cheia de nada. Para Jade, tudo que importava era sua mãe, padrasto e amiga. O pai era um sonho inalcançável, uma figura por quem Jade nutria “sentimentos incompreensíveis”. Ela acreditava que aquela vida de badalações, academia de dança, luais, e festas eram tudo de bom, e para o qual valia a pena viver. O resto era descartável. Entretanto, Jade fora inserida “contra sua vontade”, em outro mundo. Um lugar completamente sem valor para ela. As pessoas pouco lhe interessavam e tampouco ela acreditava que eles se interessassem por ela. Para ela, uma garota da cidade grande, o que importava eram as coisas que ela podia fazer e a maneira como se divertia, e amava apenas essas pessoas que eram seu ”tudo”... Uma história cheia de emoções, conflitos, dúvidas e descobertas, que tem um enredo gostoso, uma linguagem jovem e engraçada. Prepare-se para conhecer o outro lado do mundo de Jade. Uma adolescente quase adulta, que se mostrou rebelde e marrenta. Será que Jade aprenderá com seus erros a ser uma pessoa melhor? O livro aborda vários temas importantes, dentre eles a primeira transa, a amizade, e os sentimentos de um modo geral. Contudo, a abordagem principal é o amor de Jade por seu pai. Um homem do interior, que conviveu com sua filha apenas nos primeiros anos de vida, mas que a marcou muito. Para ela, o pai foi seu herói, aquele que a acudia dos pesadelos e dos seus medos. Todavia, a imagem deixada por ele apagou-se pelo fato de ele não ser um pai presente. A vida de Jade deu outra guinada após uma tragédia, que a obrigou a viver outra realidade..

 Recebi um exemplar do livro Eu, meu pai e meus outros amores de parceria com a autora Lilian Reis, tenho que admitir, essa história me tocou profundamente.  Me identifiquei com a personagem em alguns pontos e tive muitos sentimentos fortes ao longo da leitura!
 
Jade é uma adolescente que mora com a mãe e tem uma vida perfeita, apesar de seus pais terem se separado e o contato com o pai ter diminuído ao longo do tempo, a protagonista é muito feliz. No entanto sua vida vira de ponta cabeça quando um acidente acontece ela se vê obrigada a encarar o pai Bernardo, pouco presente e a nova família dele, Isadora, Eduardo e Fred.

No começo achei a leitura um pouco lenta, e as atitudes da personagem, mesmo entendendo o tamanho da sua dor, me irritaram bastante! Ela poderia estar em uma situação muito pior e só fez lamentar a atenção que todos lhe proporcionavam.

A história aborda um assunto comum, separação dos pais, a formação de uma nova família e como os filhos encaram e sentem esses acontecimentos. A autora abordou o tema com  maestria, e assim como eu passei por situações similares, vários leitores irão se identificar com o tema.

Eu, meu pai e meus outros amores foi uma leitura muito gostosa, ver o amadurecimento da personagem foi emocionante. É dessas leituras que te fazem refletir, amar mais e dar valor ao que se tem. A escrita da autora envolve o leitor e o insere no mundo da personagem de forma que é impossível parar de ler o livro antes do fim!
"Ser normal. Minha mãe sempre falava que ser normal era ser normal.
- Como assim? - perguntava rindo.
- Chorar, sorrir, sofrer, se divertir, amar, ganhar, perder, se encontrar, descobrir coisas novas, descobrir que erramos às vezes. Reconhecer os próprios erros e tentar acertar. Ser normal é ser humano!
- Nossa, mãe! Você é sempre tão... normal! - sorrimos as duas com uma panela de brigadeiro, comendo de colher.
- Todos nós somos, embora existam aqueles que queiram ser diferentes, e esses sofrem porque não se adaptam à normalidade, se acham melhor do que os outros, são extremamente arrogantes e não aceitam seus erros. Continuam assim até que um dia possam aprender; se é que aprendem. Alguns morrem tentando.''
Leitura mais que recomendada para quem gosta de um bom YA contemporâneo.

Por hoje é só, beijos e boas leituras!

4 comentários:

  1. Lindo Blog!!!!

    Seguindo e Curtido!

    http://overdoselite.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/overdoselite

    Bjus

    ResponderExcluir
  2. eu sou bem curiosa pra ler esse livro, mas as vezes a vontade passa xp
    porém algum dia lerei.

    ResponderExcluir
  3. Faz tempo que estou de olho neste livro, principalmente porque só vejo resenhas positivas sobre. A capa também é linda.
    É muito legal saber que a literatura nacional está cada vez melhor :3
    Beijos,
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Quando vejo a capa deste livro, sinto a promessa de uma boa leitura, justamente do jeito que você falou. O amadurecimento da personagem não me surpreende, pois achei que isso aconteceria por conta da sinopse;
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.